, ,

Montanha Makovytsia (Yaremche, Cárpatos, Ucrânia)

Мои впечатления от трекинга на гору Маковица в Украине

Makovytsia é um dos picos mais populares dos Cárpatos ucranianos. Isto deve-se a vários factores ao mesmo tempo: o facto de se situar na estância visitada e a facilidade de escalada. Fomos aqui pela primeira vez como um grupo de três pessoas, uma das quais estava grávida, e mesmo assim conseguimos facilmente fazer a caminhada.

A montanha Makovytsia faz parte da cordilheira de Gorgany. A entrada situa-se na aldeia de Yaremche, que é visitada todos os anos por dezenas de milhares de pessoas para fins turísticos (e ainda mais depois de as autoridades ucranianas terem deixado de permitir a saída de pessoas do país). A sua altura é de 984,5 metros acima do nível do mar.

[toc]

O meu relatório sobre a caminhada até Makovytsia

Nessa altura, estava em casa de um amigo em Ivano-Frankivsk, a tentar recuperar após a morte de todos os meus familiares próximos. Um conhecido comum veio visitar-nos e decidimos fazer uma caminhada algures. Os requisitos eram simples: deveria ser fácil conquistar o cume sem grande esforço para pessoas sem preparação física e até para uma rapariga em posição. Depois de termos estudado rapidamente o mapa dos picos dos Cárpatos e avaliado todos os prós e contras, decidimo-nos por Makovytsia. E por volta das 10 horas do dia 29 de junho partimos em direção a Yaremche.

A estrada é boa. A própria cidade de Ivano-Frankivsk é certamente um poço sobre um poço, como se o asfalto não tivesse sido reparado desde a ocupação dos alemães em 1942. Mas se sair da povoação, onde a estrada não é gerida pelas autoridades locais, desfrutará imediatamente do asfalto suave do seu carro.

No caminho, parámos no ATB para comprar água (e não se pode acampar sem ela!) e comida. Apesar de irmos passar apenas algumas horas na caminhada, apercebemo-nos de que iríamos gastar energia e força suficientes, e não haveria lugar para as repor.

A caminho do Monte Makovytsia nos Cárpatos ucranianos (região de Ivano-Frankivsk)

Em hora e meia, chegámos a uma das entradas da reserva. Estava situada junto ao parque de estacionamento numa das estradas que utilizámos para regressar da cascata de Probyi. É conveniente ter um lugar para deixar o carro, mas também tem as suas desvantagens. Falar-vos-ei delas no final do artigo.

Entretanto, chegámos à entrada, começámos a arrumar as nossas coisas, a calçar sapatos confortáveis e a avaliar as nossas forças para a subida. Embora o trilho seja considerado “para crianças”, foi um verdadeiro desafio para nós, que nunca tínhamos estado nas montanhas.

À entrada, foi-nos pedido um pagamento. O pagamento pode ser transferido para um cartão bancário. Não é tão cómodo como seria com um terminal, mas ainda assim é melhor do que exigir dinheiro a todos os turistas. A desvantagem é que uma forma tão cómoda de transferir dinheiro de cartão para cartão só está disponível para clientes de bancos ucranianos, o que significa que um estrangeiro terá de procurar formas alternativas de pagamento.

Quando considerámos o percurso para escalar Makovytsia, optámos inicialmente por subir por um trilho e descer por outro, de modo a cobrir o maior número possível de locais novos.

No caminho para Makovytsia, há muitos locais interessantes para tirar fotografias e fazer uma paragem para descansar

A estrada para Makovytsia começa de forma muito íngreme. Após alguns minutos, deparar-se-á com uma subida íngreme, coberta de pedras enormes, musgo e um caminho que vagueia entre as raízes das árvores. Não se assuste: o trilho será tão “íngreme” apenas durante os primeiros 100 – 200 metros, após o que se tornará bastante acolhedor. É isto, aliás, que torna a subida diferente da de Hoverla: aí, começa-se com um declive suave e, depois, espera-nos uma subida difícil sobre pedregulhos enormes e afiados.

Esta secção em particular foi a mais difícil no início, mas devido à nossa força fresca, superámo-la muito facilmente, com entusiasmo. Aqui apercebemo-nos de que não podíamos passar sem apoio adicional. Mas não tínhamos bons bastões de trekking naquela altura, por isso decidimos usar bastões de madeira comuns. Os turistas apanham-nos e deixam-nos à entrada, no final da descida, pelo que não é difícil encontrá-los.

A nossa alternativa aos bastões de trekking. Livres e mal-humorados 😎

O trilho está muito bem conservado. Há frequentemente zonas de descanso e vários miradouros ao longo do percurso. Uma ótima opção para renovar as energias combinada com uma sessão de fotos para o Instagram.

O trilho serpenteia através de uma floresta de coníferas. Ocasionalmente, passa entre rochas e pedras, mas a maior parte do tempo está rodeado por árvores altas e sempre verdes que dão vontade de respirar.

De vez em quando, saíamos para ver locais de um lado ou de outro da montanha, o que nos dava a oportunidade de olhar em volta e obter outra dose de prazer visual.

O percurso está bastante bem marcado, com exceção de uma parte. Chega-se a uma zona perto da torre de televisão, que está rodeada por uma vedação. Não se percebe imediatamente que é preciso contorná-la ao longo da falésia, por um caminho estreito. No início, parece que se está perdido e muitas pessoas tentam consultar o mapa ou param na confusão.

No entanto, logo atrás desta torre, após 50 metros, chegámos ao prado do Monte Makovytsia. Aqui já é menos calmo e confortável. Da próxima vez que aqui viemos dar um passeio, chegámos a este ponto e voltámos.

O facto é que muitas pessoas começam a sua subida aqui. É por isso que há tantos turistas. Além disso, há aqueles que decidem pagar a vândalos em jipes para se aproximarem e não caminharem sozinhos até ao sopé do pico. É por isso que, a partir de agora, será constantemente ultrapassado por carros, que rugem a todo o volume e libertam resíduos de gasóleo, de cujos padrões ecológicos deixo que duvide.

Tudo isto, como é óbvio, destrói a zona de lazer, atrapalha os turistas e os animais e destrói a estrada. Mas os habitantes locais estão-se nas tintas. A maior parte deles só ganha dinheiro com os turistas desta forma terrível. A única questão é saber porque é que as autoridades se deixam levar por esta situação.

Mas voltemos à nossa viagem. Desta vez, não parámos e continuámos. A vista de ambos os lados era magnífica e, se não fossem os carros a passar, poderíamos imaginar que estávamos num conto de fadas.

Chegámos ao topo sem dar por isso e começámos a subir. A subida não é difícil, as crianças correm como cabras. Mas nós não tínhamos pressa e fazíamos pausas constantes para que todos pudessem subir confortavelmente a este ritmo.

E assim, após mais 10 minutos, chegámos ao topo. Conseguimos e conquistámos Makovytsia!

Mas o tempo estava a esgotar-se e a fome fazia-se sentir. Quase toda a comida, com exceção de algumas bananas, já tinha sido consumida e começámos a descer a encosta. No caminho, juntou-se a nós um casal de cães que regressou aos prados. Entrámos na floresta e percorremos outro caminho, o chamado “trilho de Dovbush”.

Na descida do Monte Makovytsia fomos acompanhados por cães locais

A situação aqui é semelhante à da subida. No final, deparamo-nos com rochas e pedregulhos, mas muito mais maciços, fazendo-nos sentir, de vez em quando, como uma personagem de um filme do Hobbit ou de um conto de fadas. Estavam cobertas por uma espessa camada de musgo, o que aumentava o perigo de escorregar. Ao mesmo tempo, lembrei-me da minha ideia de fazer um mini terrário com musgo e já sabia exatamente onde o iria arranjar.

É possível passar horas a observar a vegetação destas florestas, até mesmo os musgos

Cansados e satisfeitos, chegámos à saída. Aqui tivemos uma surpresa: a estrada de regresso ao parque de estacionamento era… sem bermas. E era necessário ir apenas na pista, e também na faixa de rodagem (o que é uma violação das regras de trânsito). Deixei as raparigas perto da cantina local, ou como se chama aqui – “kolyba”, e fui para o carro. As sensações são repugnantes – vai-se ao longo da montanha e, no caso de passar um transporte, não se pode sair da estrada. E o transporte só nos vê no último momento, porque a faixa de rodagem contorna a montanha.

Se vai repetir o nosso percurso – recomendo vivamente que apanhe um carro de boleia e conduza aqueles infelizes 500 metros em vez de arriscar a vida.

Quando voltámos de carro para ir buscar as nossas filhas, pedimos o almoço na cantina (tínhamos fome e estávamos dispostos a comer qualquer coisa) e bebemos um delicioso kvass frio, que nos ajudou a recuperar as forças. As nossas pernas estavam a tremer de cansaço, mas estávamos satisfeitos. Conseguimos e conquistámos o nosso primeiro cume!

Mas estava na altura de voltarmos para Ivano-Frankivsk, pois no dia seguinte era o meu aniversário, que celebrámos com um passeio no “Elétrico dos Cárpatos”, um piquenique nas montanhas e depois partimos para o mar na Croácia!

Informações turísticas sobre o Monte Makovytsia

Em suma, recomendo vivamente a caminhada até ao Monte Makovytsia como uma das caminhadas de um dia mais fáceis nos Cárpatos. Não se vai arrepender de fazer o percurso, tanto no verão como no outono.

A um ritmo muito descontraído, parando para descansar e fotografando cada árvore, um grupo muito heterogéneo percorreu este percurso em 6h30, das quais o trânsito demorou apenas 4 horas. No total, percorremos 11 quilómetros e ganhámos 583 metros de altitude.

É fácil de andar, até uma criança o consegue fazer.

É possível começar a partir de diferentes locais. Na nossa rota, utilizámos a entrada nas coordenadas 48°26’21.2 “N 24°32’33.2 “E e a saída nas coordenadas 48°26’06.0 “N 24°33’09.5 “E. A mesma rota pode ser utilizada na direção oposta. O mesmo itinerário pode ser seguido na direção oposta. A sua parte é a rota de Stezhka Dovbush, sobre a qual pode ler mais num artigo separado.

Outros itinerários podem incluir pontos de entrada em 48°25’52.9 “N 24°34’52.3 “E e 48°25’46.6 “N 24°35’52.2 “E (aldeia de Yamny) e outros.

Como chegar a Makovytsia

Yaremche pode ser alcançada tanto através de transportes públicos como de carro.

De comboio

A partir de 2024, os comboios interurbanos e regionais passam pela estação ferroviária de Yaremche. Durante as férias de inverno e de verão, o seu número aumenta drasticamente. Aconselho-o a familiarizar-se com as opções de bilhetes e a comprá-los exclusivamente online no sítio Web oficial da Ukrzaliznytsia, tal como descrito aqui.

De autocarro

Não é menos fácil lá chegar de autocarro. Os turistas vêm de Ivano-Frankivsk e de toda a Ucrânia, uma vez que a estância é bastante popular.

De automóvel

Existe uma boa estrada que conduz a Yaremche, mas é uma estrada com duas faixas de rodagem. Por isso, aos fins-de-semana e antes dos feriados, formam-se aqui engarrafamentos de dezenas de quilómetros. Esteja preparado para isso. Nos outros dias, no entanto, não há problema em lá chegar, embora tenha de conduzir devagar – afinal, trata-se de montanhas e a zona negligencia desesperadamente as bermas das estradas e, muitas vezes, as pessoas caminham ao longo da estrada nas zonas povoadas.

Pode deixar o seu carro no parque de estacionamento gratuito perto da entrada, nas coordenadas 48.43926490595096, 24.542544871164406. Infelizmente, deve estar preparado para o facto de que, quando os turistas são trazidos para a cascata aos fins-de-semana e não há lugares de estacionamento suficientes, os autocarros podem vir aqui estacionar. Por vezes, atravessam o parque de estacionamento e atrapalham até que se lhes peça para saírem do caminho ou que queiram dar a volta corretamente para não incomodar os outros.

Conclusão

É um sítio fantástico. Não deixe de reservar um dia para subir o Monte Makovytsia. Pode combiná-lo com uma visita à cascata de Probij, que se encontra do outro lado da estrada da entrada.

Não se recomenda a visita aos fins-de-semana ou feriados nacionais. Passará mais tempo no trânsito e caminhará entre multidões de outros turistas no percurso.

As minhas impressões do trekking na montanha Makovytsia, na Ucrânia

Эта запись также доступна на: Русский (Russo) English (Inglês) Українська (Ucraniano) Deutsch (Alemão) Español (Espanhol) 简体中文 (Chinês (Simplificado))